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Aula 30: Modos da Escala Menor Melódica


Explorando os Modos da Escala Menor Melódica

Bem-vindos a mais uma aula do nosso curso de harmonia modal! Nessa etapa, já podemos assumir que estamos familiarizados com a linguagem musical de maneira geral. Por isso, nesta aula, vou ser mais direto ao ponto, pois vamos usar o mesmo processo que aprendemos nas aulas passadas para construir os modos da escala menor melódica. Vamos entender cada um deles e suas características.

A Escala Menor Melódica

A escala de Dó menor melódica já está na tela e, para encontrarmos seus modos, basta escrevê-la em sete sequências diferentes, cada uma começando a partir de um grau distinto da escala. A cada sequência, adotamos uma das notas da escala como tônica, gerando os sete modos dessa escala.

  • Dórico com Sétima Maior (sobre o primeiro grau)
  • Frígio com Sexta Maior (sobre o segundo grau) – também conhecido como Dórico com bemol 9
  • Lídio com Quinta Aumentada (sobre o terceiro grau)
  • Mixolídio com Quarta Aumentada (ou Lídio bemol 7) – sobre o quarto grau
  • Mixolídio bemol 6 (sobre o quinto grau)
  • Lócrio Nove (sobre o sexto grau)
  • Superlócrio ou Escala Alterada (sobre o sétimo grau)

1. Dórico com Sétima Maior

Este modo gera um acorde menor com sétima maior, com tensões de 9ª, 11ª e 13ª. Se você encontrar um acorde com essas características em uma música, pode pensar que ele provém desse modo. A principal diferença do Dórico com Sétima Maior para o modo Dórico tradicional é a presença da sétima maior como sua nota característica.

2. Dórico com Nona Menor (Frígio com Sexta Maior)

Este modo é também conhecido como Dórico bemol 9 ou Frígio com Sexta Maior. A sua característica principal é a bemol 9 (ou segunda menor), que é a nota que define esse modo. O acorde gerado é um acorde menor com sétima menor e tensões de bemol 9, 11ª e 13ª. Você pode associar acordes menores com essas tensões ao Dórico com Nona Menor.

3. Lídio com Quinta Aumentada

O Lídio com Quinta Aumentada, ou Lídio sustenido 5, possui como nota característica a quinta aumentada. Ele gera um acorde maior com sétima maior e quinta aumentada, com tensões de nona, 11ª aumentada e 13ª. Quando você se deparar com esse tipo de acorde, pode associá-lo a esse modo.

4. Mixolídio com Quarta Aumentada (ou Lídio Bemol 7)

Este modo também pode ser chamado de Lídio bemol 7. Ele gera um acorde dominante com tensões de 9ª, 11ª e 13ª. A nota característica desse modo é a bemol 7, que é a única diferença em relação ao modo Lídio tradicional. Ao encontrar acordes com essas tensões, você pode associá-los a esse modo.

5. Mixolídio Bemol 6

O Mixolídio Bemol 6 é idêntico ao Mixolídio tradicional, mas com a diferença de que possui a sexta menor como sua nota característica. O acorde gerado é um acorde dominante (maior com sétima menor) com tensões de 9ª, 11ª e bemol 13. Ao identificar esse tipo de acorde, você pode associá-lo a esse modo.

6. Lócrio Nove

Este modo tem como nota característica a nona, que o diferencia do modo Lócrio. Ele gera um acorde meio diminuto com tensões de 9ª, 11ª e bemol 13. A identificação de acordes com essas tensões pode ser feita pensando-se nesse modo.

7. Superlócrio (ou Escala Alterada)

O Superlócrio, ou modo alterado, é muito peculiar. Este modo é similar ao Lócrio, mas com uma diferença importante: a quarta é diminuta (meio tom abaixo da quarta justa). Esse modo gera um acorde meio diminuto com tensões de bemol 9, bemol 11 e bemol 13. Quando você encontrar acordes com essas características, pode associá-los ao Superlócrio.

Ouvindo os Modos

Agora que já entendemos a teoria por trás de cada modo da escala menor melódica, vamos ouvir os sete modos, começando pela nota Dó, para que possamos perceber as diferenças sonoras de cada um deles.

[Música - Modos da Escala Menor Melódica]

Conclusão

Neste episódio, aprendemos os modos da escala menor melódica e suas características. Cada modo tem uma sonoridade única que pode ser aplicada de maneira criativa em composições e improvisações. Agora, você tem o conhecimento necessário para explorar esses modos e suas tensões de forma mais profunda.

No mais, fico por aqui e nos vemos na próxima aula!