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Aula 22: Funções Harmônicas no Campo Harmônico Maior


Bem-vindos ao Curso de Harmonia

Bem-vindos a mais um episódio do nosso curso de Harmonia. A gente já sabe que na música tonal, cada acorde vai ter uma função, ou seja, ao ser tocado ele vai gerar uma sensação no seu ouvido. E essa sensação é exatamente o que chamamos de função harmônica.

Funções Harmônicas

Hoje, vamos entender o que são as funções harmônicas dos acordes e suas relações. Na harmonia funcional, cada acorde do campo harmônico terá uma função específica, ou melhor dizendo, uma sensação sonora que faz o seu ouvido, ao escutar um acorde inicial, querer ouvir o próximo acorde, que carrega consigo outra função harmônica.

Funções Harmônicas no Campo Harmônico

No campo harmônico de uma tonalidade, como o Dó maior, temos acordes com funções específicas:

  • Tônica: Acorde do 1º grau (Dó maior com sétima maior)
  • Subdominante: Acorde do 4º grau (Fá maior com sétima maior)
  • Dominante: Acorde do 5º grau (Sol maior com sétima menor)

Relatividade das Funções Harmônicas

Agora, vamos entender os acordes relativos e antirrelativos. Um acorde relativo está um tom e meio para trás, ou seja, uma terça menor para trás. Já o acorde antirrelativo está dois tons à frente, ou seja, uma terça maior ascendente.

Exemplo de Acordes Relativos e Antirrelativos

  • Relativo ao Fá (4º grau): Ré menor (Subdominante)
  • Antirrelativo ao Fá: Lá menor (Subdominante)
  • Relativo ao Sol (5º grau): Mi menor (Dominante)
  • Antirrelativo ao Sol: Dó diminuto (Dominante)
  • Relativo ao Dó (1º grau): Lá menor (Tônica)
  • Antirrelativo ao Dó: Mi menor (Tônica)

Substituições de Acordes

Acordes com a mesma função harmônica podem ser substituídos uns pelos outros. Por exemplo, o acorde de Fá maior pode ser substituído pelo acorde de Ré menor 7, e o acorde de Sol maior pode ser substituído pelo acorde de Mi menor 7.

Notas Características e Ausentes

Em cada função harmônica, existem notas características que determinam se o acorde pertence à função tônica, subdominante ou dominante. Além disso, há notas ausentes, que não devem aparecer em determinados acordes para manter a sonoridade da função.

Notas Características

  • Tônica: Dó e Mi.
  • Subdominante: Fá.
  • Dominante: Sol e Si.

Notas Ausentes

As notas ausentes são aquelas que, se estiverem presentes, descaracterizam a função harmônica. Exemplos:

  • Acordes de função tônica: Rejeitam a nota Fá (subdominante).
  • Acordes de função subdominante: Rejeitam a nota Si (dominante).
  • Acordes de função dominante: Rejeitam a nota Dó (tônica).

Conclusão

Agora que você entendeu as funções harmônicas, as substituições de acordes e a importância das notas características e ausentes, treine essas ideias na prática e experimente com os acordes do campo harmônico. Essa experiência prática é essencial para a absorção do conhecimento. No próximo episódio, vamos continuar explorando a harmonia funcional!