

Aula 22: Funções Harmônicas no Campo Harmônico Maior

Bem-vindos ao Curso de Harmonia
Bem-vindos a mais um episódio do nosso curso de Harmonia. A gente já sabe que na música tonal, cada acorde vai ter uma função, ou seja, ao ser tocado ele vai gerar uma sensação no seu ouvido. E essa sensação é exatamente o que chamamos de função harmônica.
Funções Harmônicas
Hoje, vamos entender o que são as funções harmônicas dos acordes e suas relações. Na harmonia funcional, cada acorde do campo harmônico terá uma função específica, ou melhor dizendo, uma sensação sonora que faz o seu ouvido, ao escutar um acorde inicial, querer ouvir o próximo acorde, que carrega consigo outra função harmônica.
Funções Harmônicas no Campo Harmônico
No campo harmônico de uma tonalidade, como o Dó maior, temos acordes com funções específicas:
- Tônica: Acorde do 1º grau (Dó maior com sétima maior)
- Subdominante: Acorde do 4º grau (Fá maior com sétima maior)
- Dominante: Acorde do 5º grau (Sol maior com sétima menor)
Relatividade das Funções Harmônicas
Agora, vamos entender os acordes relativos e antirrelativos. Um acorde relativo está um tom e meio para trás, ou seja, uma terça menor para trás. Já o acorde antirrelativo está dois tons à frente, ou seja, uma terça maior ascendente.
Exemplo de Acordes Relativos e Antirrelativos
- Relativo ao Fá (4º grau): Ré menor (Subdominante)
- Antirrelativo ao Fá: Lá menor (Subdominante)
- Relativo ao Sol (5º grau): Mi menor (Dominante)
- Antirrelativo ao Sol: Dó diminuto (Dominante)
- Relativo ao Dó (1º grau): Lá menor (Tônica)
- Antirrelativo ao Dó: Mi menor (Tônica)
Substituições de Acordes
Acordes com a mesma função harmônica podem ser substituídos uns pelos outros. Por exemplo, o acorde de Fá maior pode ser substituído pelo acorde de Ré menor 7, e o acorde de Sol maior pode ser substituído pelo acorde de Mi menor 7.
Notas Características e Ausentes
Em cada função harmônica, existem notas características que determinam se o acorde pertence à função tônica, subdominante ou dominante. Além disso, há notas ausentes, que não devem aparecer em determinados acordes para manter a sonoridade da função.
Notas Características
- Tônica: Dó e Mi.
- Subdominante: Fá.
- Dominante: Sol e Si.
Notas Ausentes
As notas ausentes são aquelas que, se estiverem presentes, descaracterizam a função harmônica. Exemplos:
- Acordes de função tônica: Rejeitam a nota Fá (subdominante).
- Acordes de função subdominante: Rejeitam a nota Si (dominante).
- Acordes de função dominante: Rejeitam a nota Dó (tônica).
Conclusão
Agora que você entendeu as funções harmônicas, as substituições de acordes e a importância das notas características e ausentes, treine essas ideias na prática e experimente com os acordes do campo harmônico. Essa experiência prática é essencial para a absorção do conhecimento. No próximo episódio, vamos continuar explorando a harmonia funcional!